24.3.06

Más allá del pecado



O blog Más allá del pecado tem como imagem um ícone curioso, que se relaciona com a história do casal de santos mártires Baco e Sérgio, que como se pode ler, "viveu durante o reinado do imperador Maximiano (286-306-8 A.D.)", tendo-se tornado "exemplo de amor entre dois homens".

São Sérgio e São Baco terão sido importantes militares, e declaradamente amantes, segundo o historiador John Boswell. Foram condenados à morte após terem admitido serem cristãos, numa altura em que estes ainda eram perseguidos. O seu dia comemora-se a 7 de Outubro.

12 comentários:

Ritinha disse...

Olá!Criei o meu blog ontem (ainda estou em fase de exploração) e resolvi dar uma voltinha pelos blogs daqui... O teu pareceu-me interessante e fiquei um bocadinho a ler.Se puderes passa pelo meu - ainda não tenho lá quase nada mas depois vou postar coisas interessantes e fotos.

Beijinhos
Ritinha

hala_kazam disse...

sempre a aprender
:)

bom fim de semana

*beijoes*

Anónimo disse...

Muito interessante! Desconhecia.
M.

/me disse...

zibl, vou procurar, no meu livro do John Boswell. O problema é que aquilo é um bocado maçudo. Para além disso, historicamente, não há mesmo muitas referências a histórias de amor entre mulheres, pelo menos não tantas como entre homens. A mulher era apenas o "vaso" onde o homem colocava a semente que daria origem a uma nova vida (o óvulo era desconhecido). Era um ser de segunda categoria. A homossexualidade masculina era mais grave, porque rebaixava o homem (passivo) ao nível da mulher e desperdiçava sémen, que era uma nova vida em potência.

Deste ponto de vista, a masturbação, na altura, era como agora será o aborto.

Pronto, simplifiquei imenso as coisas (e referi-me apenas a determinadas culturas, determinadas alturas), mas também não sei muito mais que isto. Quem souber, por favor, que me corrija!

/me disse...

Acho este texto sobre a origem dos preconceitos muito útil:

http://br.geocities.com/luizmottbr/artigos01.html

Ritinha disse...

Olá! Estou cá outra vez para te agradecer por teres visitado e comentado o meu blog... E também para dizer que vou visitar o teu blog sempre que puder!Fica Bem!

Beijinhos
Ritinha

Paulo Ribeiro disse...

Há aqui qualquer coisa que não bate certo ;)

Anónimo disse...

Já tinha visto não me lembro onde, não certamente no Boswell.

ZR.

/me disse...

Ver também:

http://assumidamente.blogspot.com/2006/03/born-to-be-gay-histria-da.html

/me disse...

zibl, acho que pode ser muito duro, nesta sociedade, uma pessoa saber-se de preferência sexual distinta (politicamente correcto!).

Uma pessoa muito próxima de mim também teve complicações com um psiquiatra, homófobo, que lhe chegava a bater. Recentemente, não nos anos 70.

Se hoje pode ser tão duro, imagino nos anos 70 e antes. Na Espanha era crime até 85, acho eu? O Brokeback Mountain ilustrou como era nos EUA. Em Portugal, não faço muito ideia. Aliás, obrigado pelo teu comentário. Inspirou-me para desafiar os leitores deste blog a partilharem a sua experiência sobre a vivência da homossexualidade. :)

Anónimo disse...

Sobre a homossexualidade feminina, uma pequena curiosidade histórica:

Como se sabe, no UK o rei é hoje desprovido de poder político. Nem sempre foi assim, claro, mas desde 1688, The Glorious Revolution, o monarca não se opõe de frente à vontade do Parlamento.

Duas excepções: Jorge III recusou a emancipação dos católicos, por razões de consciência. A rainha Vitória recusou assinar o Bill criminalizando a homossexualidade feminina porque " As Senhoras não fazem essas coisas". Assinou o relativo à masculina. Por isto, a homossexualidade feminina nunca foi especificamente criminalizda no UK; claro, podia cair sob a alçada das leis gerais sobre a decência e os bons costumes.

ZR.

/me disse...

Ui, se ela (a Rainha) soubesse... :D