23.3.06

Greve

Efectivamente, não está em mim fazer greves. Já contei o meu trauma infantil com as mesmas. Não me lembro de alguma vez imaginar que o mundo era perfeito, mas confesso a minha desilusão quando aquela professora me disse que o objectivo das greves era prejudicar os outros, para assim os alertar.

Eu tinha noção de que era palermice o que a senhora proferia; o que não imaginava era que alguém fosse capaz de pensar algo desse calibre e nem sequer o disfarçar.

Quem me redimiu, largos anos depois, foi a minha professora de matemática do 10º e 11º anos. Num dia de greve em que todos os professores faltaram, ela lá estava, como sempre, a encher o quadro de letras e números antes de sequer termos tempo de nos sentarmos. Nessa aula, deixou a porta da sala aberta. Ao passar a funcionária, pediu-lhe "marque-me falta, por favor - estou a fazer greve". Quando lhe perguntámos porque dava aula então, explicou que não tínhamos culpa nenhuma, e que não tinha o direito de nos prejudicar.

Claro, cada um faz greve como quer, e ela não tinha esta obrigação. Mas esta Mulher mostrou-me que mesmo que em cada 100 pessoas, 99 sejam palermas, só pela outra vale tudo a pena. Se a encontrar, digo-lhe isto. Ela merece.

6 comentários:

Anónimo disse...

Estou de greve ao teu blog por solidariedade ao autor. Só vim aqui para te dar um

beijinho :)
AR

PS - Se quiseres, anda fazer greve aqui para Madrid!

Mikael disse...

Para quem anda a fzaer greve do blog até que andas a passar por aqui muitas vezes, ou é suposto marcarmos-te falta? E não nos queres prejudicar com a falta dos teus posts sempre interessantes (ok, quase sempre, que é para não ficares muito convencido :P).

Realmente Madrid deve ser um bom sítio para fazer greve, se fosse a ti aproveitava :)

LeGourmet disse...

A tua Prof de math só veio dar razão à outra anterior...se uma greve não prejudicar ninguém, não pode fazer sentido! Se assim for, porquê fazê-la? Quem lhe dará o devido valor?

Ela simplesmente quis entrar para as estatísticas, mas com a consciência de ter cumprido o seu dever, malgré tout! Houvesse muita gente assim e este poderia ser um País civilizado!

/me disse...

AR, que si voy!!! A que fazemos greve? Obrigado pelo beijinho, 3 para ti. :D

Mik, a AR não se deve importar se também fores a Madrid. Não te importas, pois não, AR?

Queer Gourmet, tens razão. :)
Mas foi muito fixe, a prof, não foi?

zibl, 2 beijos para ti e 3 para a li, a ver se lhe passa a vergonha.

isolamentos, vejo. :P
Se posso escolher, dois. :)

Anónimo disse...

Grande Marmelo... Vais ter negativa, *smile* *smile* !

/me disse...

alguém, também te lembras do espisódio? Na altura, também ficaste impressionado? :D