29.3.06

Da Holanda com amor


Reparei que já há algum tempo que não colocava uma imagem aqui. É injusto, e não é justo (esta é a mais recente entrada do livro de estilo), e decidi compensar os meus estimados leitores. Então, fiz uma imagem no paint, no mais autêntico estilo revivalista. Quero com isso dizer que se eu desenhava mal quando era puto, também não aprendi nada entretanto. Mas shhh, isso fica entre nós, ninguém tem de saber. Aos outros dizemos que é revivalista!

"Chamo atenção aos deliciosos pormenores infantis, demonstrativos de uma maturidade artística incomum por parte do artista. Quatro dedos em cada mão, pés ovais. Flores sem folhas, com aspecto murcho, suportadas por caules anoréticos. Ausência de qualquer noção de profundidade ou de luz. Uns "v" a fazer de pássaros. A representação simbólica insípida dos raios de sol.

Esta pintura a píxeis, aparentemente inocente, levanta questões deveras profundas. À primeira vista estas estão escondidas, mas uma análise atenta, tomando necessariamente em conta a vida e obra do artista, expõe metáforas que podem ser levadas aos limites da metafísica e que levantam as mesmas interrogações que têm perturbado os filósofos nas últimas décadas. Trata-se portanto de um trabalho de actualidade, com uma superficialidade profunda, num paradoxo de oxímoros que nos transporta a uma dimensão superior daquela a que estamos habituados."

Eis portanto um desenho fiel a a mim mesmo, coerente com a minha obra até agora, in touch with my inner child, a dar razão às notas não-tão-boas a educação visual.

Dedicado ao amigo a quem prometi dedicar.

16 comentários:

Anónimo disse...

Bem tá lindo :)
Como te disse, desenho bem pior!! Não conseguia fazer melhor:)
Tá ai uma obra de arte

hugz

NaSacris disse...

Freud explica!!! Mas... o que é que ele diria?
Eu, que não sou "freudiano" nem crítico de arte digo apenas: aqui está a beleza na simplicidade. Bonito. E que venham outros!

Anónimo disse...

\me, vou tomar para mim uma das tuas flores. Arranquei uma delas.

Apetece-me contar-te algo que me aconteceu hoje. Tenho um amigo, um dos melhores, que só vejo aí umas duas vezes por ano... Vive nos EUA. Estudei muito os artigos dele e os seus livro, meti conversa com ele numa conferência e tornou-se uma presença constante na minha vida. Escrevemo-nos dezenas de vezes ao dia nem que seja só para dizer que chove em Portugal ou em Espanha. Além de co-autor é um co-amor constante, eu defendo ardentemente que existem amizades que vão rentes ao amor. Hoje precisei muito dele, a minha vida pessoal está pelas piores razões do mundo a atravessar um período demasiado difícil. É muito duro vermos quem amamos a sofrer demais. Precisava de desabafar e escrevi-lhe, como faço inúmeras vezes. Mandou-me uma flor, o meu amigo também é jardineiro. Fotografou a primeira flor de Primavera do seu jardim e mandou-ma.

Quando abri o teu blog estavas com umas florzinhas. Peguei numa, é minha. Obrigada, mesmo que não fosse para mim roubei-a. E foi bom.

beijinhos,
AR

ZR depois respondo. Foi bom receber um mail teu. Que bom!

Tongzhi disse...

O teu desenho fez-me lembrar um teste que os psicologos infantis usam muito para interpretar algumas coisas das crianças. Trata-se do teste a "Dama de Fay" (não tenho a certeza se é com "a" ou "e")

"Desenha uma senhora que passeia à chuva"

Anónimo disse...

Pensava apoderar-de de uma das tuas flores, mas depois de ler a confissão de Anônimo, já não tive coragem... Se pudesse, mandavo-vos uns lindos amores-perfeitos que tenho aqui na minha varanda...

Anónimo disse...

Está tudo perfeito, sobrancelhas e demais pilosidades de maior relevo, mas não colocar orelhas ao rapaz é erro de palmatória!

Ass: o usuario Anónimo

Nobody's Bitcho disse...

LOOOL

é um bom desenho, apesar de tudo :D xD lolol parece os meus desenhos em puto :D xD LOOOL Contudo, no paint tb nao sou la grande famoso, nao xD loool


By the way, parece ser daqueles desenhos que transpiram inocencia e esperança.

Anónimo disse...

É(s) delicioso! ;D Adorei!
E a descrição da tua obra é algo parecido a um trava-línguas não menos delicioso!

Também tenho vontade de enviar un jardim em flor à AR, ou quiçà uma imagem da minha rua bordejada por árvores altas cobertas por uma mistura de verde e rosa, lindo, lindo! :)

Beijinhos a todos!

Enoch

/me disse...

Amigo anónimo, nunca vi os teus desenhos, mas não acredito que desenhes pior. :p

Na Sacristia, não mostres o meu desenho ao Freud!!! Prefiro não conhecer os males que tal senhor me possa diagnosticar. A ignorância, neste caso, é uma benção. :)

AR, eu não sabia, mas quando fiz a flor era mesmo para ti! Fizeste muito bem em levá-la contigo! Concordo quando dizes que há amizades que passam rentes ao Amor. Muito rentes mesmo. E ainda bem. Um beijo forte, e que tudo melhore na tua vida.

Tongzhi , nem Freud nem outros psicólogos, não mostres esta "pintura" a ninguém. ;) Isoladamente vale pouco, é preciso conhecer a obra integral do autor. :P

Miguel, se calhar, sem o saber, a outra flor que fiz era para ti! Vê bem se não tem lá o teu nome... :)

o usuario Anónimo (como gosto desta assinatura, eheh), a falta de orelhas representa o mutismo do mundo infantil do artista. Este recusa-se a ouvir o barulho do mundo, porque a pintura não tem som, só imagem e cores. Tudo o que importa aqui é o que se vê, não o que se ouve. Ou pelo menos, é a desculpa esfarrapada que consigo encontrar. :)

[n0b0dYsBItCh0], quer dizer que entretanto já aprendeste a desenhar... Tens de me ensinar. :)

/me disse...

Enoch, hoje acordei com a estranha vontade de fazer um boneco de neve. E não faço ideia porque digo isto!

Anónimo disse...

Porque te arrependes de não ter aceite o meu convite! :) Fica de pé, mas agora só para o ano, o que é uma pena... :)
eh eh eh! És um chocolatinho! ;P

Enoch

Manuel disse...

Tás muito naïf... tás, tás! Só frescura!
Bom dia :)

Anónimo disse...

A alegria quando o sol aparece na Holanda..
As Flores despontam. Mas faltam os passarinhos..
Ha pois.. foram-se com a gripe das penas..
Há sempre nuvens no horizonte.

Estamos em presença de um Vermeer contemporaneo.

A.

Miguel disse...

Rapaz.... Um sol de fazer inveja à malta!

Anónimo disse...

anónimo A., aqueles "V"s em cima não são os passarinhos?!?!

Agora fiquei perdida...

AR

Mr Fights disse...

Lamento estragar o prazer a todos que leram o post e viram o desenho.

A verdade é que ao contrário do texto, o desenho tem várias noções de profundidade: uma nuvem sobrepõe-se aos raios de sol e um dos pássaros em v sobrepõe-se à nuvem.

And so, I rest my case.