23.3.06

Caligrafia

Nunca fui capaz de alinhar numa greve. Melhor, nunca quis. Aquelas em que podia ter participado - "luta" contra os exames do secundário, contra as propinas ou outras no contexto do ensino superior - nunca concordei realmente com elas. Ganhei uma grande aversão a greves no dia em que uma professora me disse que o objectivo das mesmas era prejudicar terceiros (cortando estradas, etc.), para assim fazer toda a sociedade reflectir. Não fiquei muito convencido com o conceito de solidariedade forçada. Aliás, a maior alegria que jamais uma greve me deu foi quando uma amiga minha, professora no seu primeiro ano de aulas, pediu o altifalante emprestado ao dirigente associativo que entrou a berrar na aula dela. Perante a surpresa de meia dúzia de rapazes barulhentos vestidos à século XIX, disse que não tinham o direito de lhe perturbar a aula, que ninguém era obrigado a estar lá. Obviamente, respeitaram-na - tirando a parte de lhe terem entrado de rompante na sala, a berrar, coisa que não foram capazes de fazer com professores mais velhos.

Ultrapassado o meu trauma com greves, preparei-me para fazer uma, de uns poucos dias, ao Minudências e Lugares Comuns. Preciso de descansar um pouco, a vida tem de ser mais que um monitor de um computador. Parece, porém, que o meu destino é ser fura-greves... Um serendipismo levou-me a um teste de caligrafia e não consegui resistir a partilhar os resultados.

Infelizmente de há alguns anos largos para cá que escrevo com letra de computador, tudo em maiúsculas, para que me entendam. Temo por isso que o teste não se aplique inteiramente. Mas eis os resultados obtidos da análise da minha caligrafia antiga:

A inclinação de sua letra mostra que você tende a ser uma pessoa extrovertida, sociável e afetuosa. A ligação de sua letra revela organização, raciocínio lógico e razoável capacidade de adaptação. A direção de sua letra indica controle, constância e organização, especialmente nas tarefas cotidianas. A pressão que usa ao escrever sinaliza estabilidade e equilíbrio. As áreas valorizadas na sua escrita destacam idealismo, erudição, preocupação com seu crescimento interior. A forma de sua letra demonstra conservadorismo, formalidade e uma certa frieza em seus relacionamentos sociais. Tende a esconder sentimentos.

Quem me conhecer que confirma ou desminta. Eu recuso aceitar que a minha personalidade possa ser descrita em oito linhas (embora tenha feito o teste com avidez, para poder ler essas mesmas linhas)! Mas reconheço que me revejo nalgumas coisas. Noutras, nada.

15 comentários:

Anónimo disse...

Conheço-te só pela tua escrita, o que pode implicar que partes importantes da tua pinha me estejam inacessíveis, mas julgo que acertaram muito - por acaso, que isso da personalidade através da caligrafia é treta.

O que a inclinação revela: julgo que sim.

O que a ligação revela: julgo que sim.

O que a direcção revela: julgo que sim - e em excesso. Um pouco mais de improvização não faria mal. ( Mas quanto às tarefas quotidianas, não faço a mínima ideia. )

O que a pressão revela: tenho as mais sérias reservas. Quem tudo quer controlar desequilibra-se facilmente.

O que as áreas valorizadas revelam: absolutamente de acordo. Eu acrescentaria "excessiva" a preocupação.

O que a forma revela: não podia estar mais de acordo. A prova provada é a primeira parte do post sobre as greves - que é de antologia. Está lá tudo: o corte de estradas, a indumentária dos grevistas, a barulhada ... Há muito tempo que não me divertia tanto com um texto sobre greves!
( Sabes, talvez nunca tenhas passado por isso, mas uma greve é uma coisa muito séria. )

Se tendes a esconder sentimentos ... Sim, talvez, mas a condição de biorgay favorece essa atitude.

Faz um fim-de-semana prolongado, com boas sonecas, boas papinhas, passeia de bicla, deixa-te perder nas burguesas cidades da burguesa Holanda, não abras o PC, desliga o TM, não penses - limita-te às funções vegetativas e admirativas. E na segunda 'tá tudo melhor.

Um abraço grande,
ZR.

/me disse...

ZR, concordo, não é através da caligrafia que se pode conhecer a personalidade de uma pessoa. Mas enfim, às vezes também me dá para ler o horóscopo, que tem a mania irritante de estar sempre errado.

Mas claro, num teste deste género, algumas coisas têm de dar certas, pelo menos algumas vezes. As pessoas, e eu não sou excepção, são multifacetadas.

Quanto às greves, eu até acho que há bons motivos para as fazer. Inclusivamente no ensino universitário. E eu gostava imenso do traje de estudante. :) Acho mesmo que se devia incentivar mais ao seu uso.

/me disse...

Já agora, convido quem quiser a fazer o mesmo teste e a deixar aqui os resultados. Assim poderemos chegar a conclusões sobre a sua... caligrafia. :D

Anónimo disse...

eu não concordo com tudo o que isto diz, mas uma coisa admito, a minha letra é muitas vezes incompreensível =)
"A inclinação de sua letra mostra que você é uma pessoa introvertida e bastante inibida ao falar de si. A ligação de sua letra revela introspecção, apego a detalhes, boa intuição e dificuldade de liderança. A direção de sua letra indica pessimismo, melancolia e dificuldade de enfrentar os problemas. A pressão que usa ao escrever sinaliza instabilidade. Suas ações, às vezes, são imprevisíveis. Esta instabilidade costuma causar mais problemas no campo afetivo e sexual. As áreas valorizadas na sua escrita destacam idealismo, erudição, preocupação com seu crescimento interior. A forma de sua letra demonstra oportunismo."

Mikael disse...

Eu até mostrava os meus resultados, mas tal seria redundante visto que o resultado que obtive é igual ao teu.

Bom descanso caro amigo bloguiano.

Joanissima disse...

A inclinação de sua letra mostra que você parece ser uma pessoa equilibrada, educada. Mas é um pouco “fria” com quem acaba de conhecer. A ligação de sua letra revela organização, raciocínio lógico e razoável capacidade de adaptação. A direção de sua letra indica controle, constância e organização, especialmente nas tarefas cotidianas. A pressão que usa ao escrever sinaliza estabilidade e equilíbrio. As áreas valorizadas na sua escrita destacam controle emocional, tolerância, um certo imediatismo e tendência ao comodismo. A forma de sua letra demonstra firmeza, decisão, perseverança e agressividade.


Nem sei que diga... Revejo-me em algumas coisas, mas estes testes soam-me sempre a testes de revista... ridículos, portanto... : ))

Boas tardes....

dcg disse...

Eu acho que acertou em muita coisa! Só não concordo na parte da frieza nos relacionamentos sociais e no esconder dos sentimentos.
Quanto à greve, não te quero desafiar, mas acho que, para nossa sorte, não vais resistir meu caro /me. É mais forte que nós. Pelo menos de momento!
Abraço grande, miúdo!

Anónimo disse...

/me, porque me insultas?? :S
Achas bem que me digam isto???:
:P

A inclinação de sua letra mostra que você parece ser uma pessoa equilibrada, educada. Mas é um pouco “fria” com quem acaba de conhecer. A ligação de sua letra revela organização, raciocínio lógico e razoável capacidade de adaptação. A direção de sua letra indica controle, constância e organização, especialmente nas tarefas cotidianas. A pressão que usa ao escrever sinaliza estabilidade e equilíbrio. As áreas valorizadas na sua escrita destacam imediatismo, preocupação com questões materiais e pouca motivação de crescimento interior. A forma de sua letra demonstra firmeza, decisão, perseverança e agressividade.

Anónimo disse...

Enoch:

É claro que é mentira. Estes testes são - repito - uma treta.

ZR.

Anónimo disse...

Claro que é uma treta!! TODA A GENTE SABE que não há nada que me importe mais do que o meu crescimento espiritual e humano...
A propósito, acabo de ver um anúncio de um jogo de computador que eu não fazia a menor ideia que existia e nem sequer sei em que se distingue dos demais mas que PRECISO ABSOLUTAMENTE DE COMPRAR e sem o qual a minha existência JÁ NÃO TEM SENTIDO!!!...arrgh...

;)

Enoch's freaking out!

Anónimo disse...

( Voltado da aula. )

NÂO PODE SER:

Deu-me exactamente a mesma coisa que ao /me.

Ora ele é social-politicamente conservador ( talvez mesmo um pouquinho reaça, como se viu pela opinião sobre as greves ), e eu sou social-politicamente progressista ( talvez mesmo duma variante anarcocomunista - na condição de se reduzir à minha pessoa ).

Hic gatus est!

ZR.

/me disse...

ZR, eu nunca participei em greves, mas compreendo o seu valor.

Quanto a ser conservador... Em muitas questões - principalmente a nível social - sou liberal. Acredito nas liberdades individuais. Mas também acredito que o Estado tem o dever de promover igualdade de oportunidades.

Dificilmente poderei ser classificado de conservador ou de progressista. :)

Anónimo disse...

Não fiques tão formal só porque se fala de política! Não é um assunto importante. :)

Mas pensa lá bem ... enquadra-te numa classificação dicotómica ... :/

em política estricta ( partidos, votos - essa tralha ) ... ;)

Vês que tenho razão? :D

Não há mal nenhum - não deixas de ser um gajo porreiro. :)

´braço e areja no fim de semana. *)
ZR.

Manuel disse...

/me,
Já fiz o teste... e chamaram-me oportunista!!!!!!

"A inclinação de sua letra mostra que você tende a ser uma pessoa extrovertida, sociável e afetuosa. A ligação de sua letra revela raciocínio lógico, dinamismo,
método e uma tendência à rotinas.
A direção de sua letra indica controle, constância e organização, especialmente nas tarefas cotidianas. A pressão que usa ao escrever sinaliza estabilidade e equilíbrio. As áreas valorizadas na sua escrita destacam idealismo, erudição, preocupação com seu crescimento interior. A forma de sua letra demonstra oportunismo".

/me disse...

Isolamentos, eu ainda tenho aversão a greves, quando prejudicam terceiros e são convocadas à toa (como são a maioria das greves). A greve deveria ser uma das últimas alternativas, algo muito sério. O direito à greve é algo importante, fundamental, mesmo, mas se estas são convocadas logo no início da "luta", e para qualquer "luta", qual o interesse?

da evil anarchocapitalist, gostei do link que colocaste no teu perfil. :) E não és nada oportunista, ora esse. Este teste não presta, mesmo. :P

Mikael, também és frio nos teus relacionamentos sociais? Tsc tsc tsc...

Luísa, concordo contigo. Mas às vezes não resisto a estes testes, que posso dizer? :) Mesmo sabendo que são ridículos.

dcg, olha que até sou um bocado frio, embora cordial, nalgumas circunstâncias. E de facto não resisti a furar a greve. :P

Enoch, claro que são treta. :D Já compraste o jogo? :p

ZR, tu lá no fundo, no fundo, tens alma de conservador. :P Admite! :D

Manuel, bora processar quem fez esse teste???