6.3.06

Finlandeses



O nosso Sócrates foi à Finlândia. Diz que ficou impressionado com o sistema de ensino finlandês.

Que bom, agora é só fazer uns copy paste et voilà, temos um sistema de ensino todo modernaço, assim como um país do terceiro mundo com internet. Viva o progresso!

Os nossos políticos são especialistas em colocar remendos novos em tecido velho.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nada de essencial mudará.

Zé Ribeiro

Anónimo disse...

E? O problema do país tem sido precisamente tentar reinventar a roda a cada mudança de legislatura. Tudo o que os executivos anteriores fizeram está mal, toca a fazer a mijinha na árvore para marcar a passagem pelo governo.

Não há qualquer problema em copiar os bons exemplos. Os japoneses sairam arrasados da 2ª Guerra e hoje são avançadíssimos porque copiaram os bons exemplos um pouco por todo o mundo. Reconstruiram a Marinha e a indústria à imagem da alemã, etc.

E não é logo «voilà». As mudanças levam tempo a surtir efeito, mas se pelo menos já se identificou a lingua inglesa e os conhecimentos informáticos como essenciais, por que não implementá-los no ensino básico à semelhança da Finlândia?

Vamos parar de fazer finca pé e engolir um pouco o orgulho. Este governo até tem dado um bom exemplo aos empresários e à sociedade em geral.

/me disse...

Mindful, o sistema Finlandês é óptimo. E seria excelente copiá-lo, se fosse possível. Mas não vejo como, com as nossas escolas, os nossos professores, a nossa sociedade. E não vale a pena copiar só algumas partes, porque aí teremos sistemas incoerentes, como agora. O sistema tem de ser pensado no seu todo e implementado até ao fim.

Quanto ao governo, não me pronuncio, por enquanto. :P

Manuel disse...

Enfim... às vezes mais vale copiar alguma coisa de jeito do que armar-se em original e fazer asneira... Mas näo te preocupes porque näo vai dar em nada! :)
Abraço