12.2.06

Desafio "fácil"

Um grupo de quatro exploradores amadores, perdido no deserto, é capturado por uma tribo.

- "Invadiram o nosso território sagrado!", diz o chefe da tribo, "e agora vão ter que pagar as consequências! Porém, de acordo com a nossa tradição, concedemo-vos uma hipótese de salvar as vossas vidas. Vamos jogar... o jogo do muro!"



Dito isto, a tribo enterra os quatro exploradores na areia até ao pescoço. Tendo apenas as cabeças de fora e não se podendo virar, cada explorador apenas consegue ver o que está à sua frente.

Todos os exploradores são enterrados do lado direito do muro sagrado da tribo, excepto o explorador A, que é enterrado à esquerda do mesmo. Todos estão virados para o muro. Assim, o explorador D vê o B e o C. O explorador C vê o B. Os restantes vêm o muro.



O chefe da tribo coloca chapéus nas cabeças dos exploradores e diz-lhes:

Coloquei um chapéu na cabeça de cada um de vocês. Há quatro chapéus, dois amarelos e dois cor de rosa. Um de vocês tem de adivinhar a cor do chapéu que está a usar. Se proferir mais alguma palavra que essa cor, morrem todos. Se adivinhar, deixamo-vos ir em liberdade.

Desafio: Qual dos exploradores fala?

Resumindo: Os exploradores não podem falar entre si. Cada um usa um chapéu, e as cores estão conformes a figura. O explorador D sabe a cor dos chapéus dos exploradores B e C, e o C sabe a cor do chapéu do explorador B. Quem consegue adivinhar a cor do seu chapéu?

Termo de responsabilidade: Nenhuma pessoa foi maltratada na invenção deste desafio. Quaisquer danos que possam ter sido causados pelo uso da cor rosa no orgulho macho dos exploradores foram devidamente abordados por um psicólogo competente. Don't try this at home, ou pelo menos use cores decentes.

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei!! Eu sei!!!
O infeliz explorador número C!! :-D
eh eh eh eh eh!
Há uns anos fui cantar à Terceira e lá fizeram-nos este jogo. Nesse dia eu tinha dormido bem, estava bem alimentado e tomava comprimidos à base de gengibre, pelo que casualmente o meu cérebro disparou a resposta correcta antes de qualquer outra pessoa e nesse dia brilhei!! Ainda me emociono quando recordo a emoção, quando me carregaram em ombros exclamando o meu nome pelas ruas...
;p

Bueno, passo a explicar:
O pseudo-intelectual C pensa "Com mil tribos africanas!! Se o que está atrás de mim (o Sr.Eng.D) vê a cor do meu chapéu e também a do Sr.Arq.B, e ainda assim não sabe de que cor é o seu próprio chapéu, então é porque o meu chapéu e o do Sr.Arq.B têm de ter cores diferentes!! Porque se os dois tivéssemos chapéus iguais, por exclusão de partes o Sr.Eng.D, que é uma pessoa inteligente e com estudos universitários, chegaria facilmente à conclusão de que o seu chapéu era de cor diferente do nosso. Therefore, o meu só pode ser amarelo!!!"

Enoch's veeery excited!!

/me disse...

Não publico para já as respostas correctas, para não estragar a piada aos outros. :)

Já tenho uma resposta correcta!

Anónimo disse...

:-(

Enoch's amuado.....

/me disse...

Hehe, desculpa, Enoch! Vou só dar um tempo, e depois publico a tua resposta. :)

Anónimo disse...

Se o D não responder é porque está na dúvida; dúvida essa que só pode ser causada pelo facto de os chapéus do B e do C serem de côr diferente. Ora, assumindo que o C se apercebe da falta de resposta do D como sendo uma dúvida, pode concluir que o seu chapéu e o do B são de côr diferente. Logo, havendo apenas duas cores possíveis e sendo a do B côr de rosa, o C pode responder amarelo e salvar a canalhada toda.

/me disse...

E vamos em duas respostas correctas. :)

Nobody's Bitcho disse...

O explorador c :) (penso eu)

Anónimo disse...

Gaita, que vocês são espertos!

Nunca me lembraria de meter a "psicologia" ao barulho. Por outras palavras, eu nunca pensaria em o que cada um estaria a pensar sobre o que pensavam os outros, uf! Só de escrever esta frase fiquei cansado.

E é encantador assistir à explosão de alegria do Enoch ( somos conhecidos do Single White Male; boa tarde, Enoch ).

Mas explica-me, por favor, qual é o efeito dos comprimidos de gengibre: pode ser que passe a tomá-los.

E os terceirenses levaram-te mesmo em ombros, exclamando o teu nome pelas ruas? Que gente tão simpática! Tenho que ir para lá ( depois de tomar comprimidos de gengibre ).

Com ou sem gengibre, parabéns ao Enoch. E ao mindful. O nObOdysbitchO não justificou - não possso dar parabéns.

Zé Ribeiro.

/me disse...

O Enoch, de facto, merecia um prémio!

Brevemente coloco mais desafios.
Já os tenho preparados e tudo. A ver se faço mais umas figuras em powerpoint! ;)

Anónimo disse...

Olá Zé! :)
Diz-se do gengibre que é revitalizante. Eu só sei dizer que faz cócegas na ganganta! Também dizem que é bom para a voz, e por isso é que o tomava. Mas o resto da história está ligeiramente ficcionada... :s Digamos que não fui tratado com as devidas honras que a minha descoberta me valiam...
Espero que por estas datas já tenham dado pelo erro e tenham baptizado alguma rua importante com o meu nome... Senão, aqui fica o recordatório!
;p

Enoch

PS: O Mindful também esteve benzito... :)
Agradeço por ele, que segundo parece agora sofre de complexo de golfinho e fala numa língua estranha e ininteligível! :D

Anónimo disse...

iiicck click click click iick iiiiic