18.2.06

Solidão

Tenho saudades dele, não dá para disfarçar. Até lhe telefonei, quebrando a minha resolução de lhe dar espaço, mas não dava para aguentar mais. Um homem não é de ferro, e se fosse enferrujava.

Fugi de casa e procurei consolo nas ruas frias de uma cidade insípida. Mas isto é o Norte, apenas se vive, não se sente. Não há um vão sofrido, um banco onde se beijem namorados, um pequeno sinal de personalidade. É tudo Zaras e Macdonald's aqui, as próprias pessoas são franchises, desprovidas de sal. Não é palco para Romeos e Julietas. D. Pedro e D. Inês nunca existiram aqui; os sentimentos moram a sul.

Sofrer numa cidade sem eco é não existir. A arquitectura é como as pessoas, ou estas como aquela, tudo corrido a castanho, sobriedade inquietante que sobressai por absorver a luz. Talvez por isso tenham tanta escassez desta, mas nada que os incomode; não há aqui restaurantes com luz forte, as velas são um must. Apenas eu colecciono candeeiros, na vâ esperança de capturar um pedacinho de Sol.

Termino com uma anedota: O governo anunciou que, devido ao actual quadro de contenção e para efeitos de poupança de energia, foi decidido desligar a luz ao fundo do túnel.

21 comentários:

Mr Fights disse...

Há uns tempos houve uma pessoa que me disse: "A vida não é como se espera." e é verdade, nunca é. Umas vezes é melhor outras é pior. Mas a verdade é que muitas vezes podemos torná-la melhor.

A frieza do local é a frieza do espirito aprisionado por esse mesmo local. Liberta-o. Torna-o melhor e verás que o local vai aquecer um pouco.

Um grande beijo

/b/ disse...

«Fugi de casa e procurei consolo nas ruas frias de uma cidade insípida. Mas isto é o Norte, apenas se vive, não se sente» - Eu sei que o sítio tem muita influência. Mas eu também já procurei consolo por aqui tantas e tantas vezes e também houve muitas em que não encontrei. Aliás, acho que há dias em que não há rua, não há refúgio que me ature :P

Entretanto, pode ser que apareça por aí uma luz mais forte que todas essas velas dos restaurantes. Pode ser...

Anónimo disse...

Sejam:

p - probabilidade de a relação entre ti e ELE se recompor;

d - a tua disponibilidade para te entregares a ELE, servi-lo, viveres para ELE;

d' - variável análoga, d'ELE em relação a ti.

É sabido que p é uma função estrictamente crescente f do produto dxd'; a forma desta função depende do par particular.

Portanto: p = f ( dxd' ).

Tu não és santo, pelo que d é majorado: existe M, grande mas finito, tal que d é inferior a M.

Informaste, num comentário a um comentário meu anterior, que d' tende para zero.

Logo, dxd' tende par zero.

Quando t tende para zero, o limite de f( t ) existe - porque as funções crescentes só admitem descontinuidades de 1ª espécie, sempre com limites laterais.

Mostra a experiência de outros pares que este limite é zero; na ausência de informação adicional, presumamos que para este par também é zero.

Conclusão: é altamente improvável que se recomponha.

Objectivo primário: esquecê-LO.

Estratégia: cansar a cabeça e o corpo.

Meios: trabalhar que nem uma besta; pegar nos sapatos e ir correr até arrebentar; copos.

Objectivo secundário: encontrar outro.

Estratégia: 1) seguir o coração na pré-escolha; 2) seguir a cabeça na avaliação de d' com base no comportamento do candidato numa fase probatória; 3) se a avaliação for positiva, atirar-se de cabeça; 4) se for negativa, voltar a 1).

Meios: sedução.

Observação 1: evitar resoluções heróicas; o heroísmo com que são tomadas só tem equivalente na fraqueza com que não são cumpridas.

Observação 2: evitar bocas precipitadas sobre a frieza da malta do Norte; os espíritos
de Ulenspiegel e Nele atiram-se aos autores de tais bocas.

Ai, males de amor, uma das mais velhas doenças do mundo ...

Um abraço bem sentido,
Zé Ribeiro.

/me disse...

Zé Ribeiro, p=0. Não vou entrar em pormenores, mas eu+ele não funcionou. Gosto muito dele, mas sei que não dá. Eu não o quero esquecer, quero é entrar num registo de amizade com ele, sem confusões.

Quanto aos meios, o meu tem sido dar tempo ao tempo. Compreendo o que dizes, mas acho que neste caso a questão é complexa, e há a preocupação que eu sinto por ele. Seria injusto e impossível estar aqui a descrever tudo, mas eu sigo o que me parece correcto. E tenho em consideração os meus sentimentos e os dele. Talvez seja utópico e inexperiente, mas quero evitar a toda a força ser cínico.

Há muitas coisas que se aprendem com a idade e a experiência, mas neste campo vou ter de chegar lá por mim. Pela simples razão de que me guia a consciência, e não poderei ir contra esta.

Obrigado pela tua preocupação, que tenho visto também por outros blogs. Serás tu mais um coração de manteiga? :)

Quanto à observação 1, eu não quebrei a 100% a minha resolução... :P Quando ele me telefonou, perguntei-lhe se depois lhe podia telefonar. Mas eu noto que não lhe faz bem que eu lhe telefone, sabes?

Quanto à observação 2, achas que esses espíritos sabem ler português? :P E se soubessem, achas que se importariam com o meu blog? ;) Quando muito, poderão seguir-te a ti até aqui! Mas nesse caso estarás moralmente obrigado a defender-me!

:P

/me disse...

mr fights, obrigado!

Zé Beirão, obrigado também, e espero que estejas bem...

dapster, tenho esperanças que em Agosto apareça. :P É que Julho costuma ser muito chuvoso. :P

Anónimo disse...

Caro /me:

1) Se te sentes preocupado por ELE, se pretendes não esquecê-LO, mas ficar bom amigo e ajudá-LO, o problema é mais bicudo.

Não conheço os detalhes ( nem tenho que conhecer ), mas amei uma vez uma pessoa com certos desequilíbrios e o fim envolveu problemas dessa natureza.

De qualquer modo, não podemos resolver TODOS os problemas de TODA a gente que nos é próxima.

Às vezes, só podemos limitar os estragos ... ou nem isso ... ficar quietinhos e rezar ( se se tem fé ). E, acredita, não há nisto ponta de cinismo.

2) Pior que manteiga, muito pior. Esta ainda fica semi-rígida no congelador. O meu coração sofre congenitamente de moleza em todas as circunstâncias. Resta-me a consolação que o mesmo não sucede com outros órgãos. E quanto a ti e aos outros órgãos, não me pronuncio; mas sobre o coração diagnostico igual moleza.

3) Discordo do que dizes sobre a malta do Norte: no fundo são iguaizinhos a nós. Há paixão sob as carapaças de gelo. Reconheço que estas são muitas vezes espessas e duras - mas são carapaças.

Um abraço re-sentido,
Zé Ribeiro.

/me disse...

1) É isso...
2) O meu coração é de facto algo mole. :P
3) Talvez tenhas razão, mas é algo que ainda estou a estudar. ;)
Mas olha que de todos os povos que conheço, os holandeses parecem ser os que têm as carapaças mais duras...

Anónimo disse...

Às vezes, os meios de fazer ruir a carapaça são os mais inesperados ... Iluminações súbitas através do humor, como no satori do budismo Zen.

Quando tinha 22 anos, na volta do inter-rail conheci uma miúda holandesa que vinha a Portugal. Propus-lhe que ficasse em casa dos meus pais, que tinham ido de férias.

Nota que eu sou muito "correcto", um pouco antiquado até, estilo beijar as mãos às Senhoras e bater imperceptivelmente os tacões quando apresentado a cavalheiros. Fosse pelo que fosse, a miúda confiou em mim e aceitou.

Isto deixou-me um problema do caneco: como tentar alguma coisa com alguém que tinha depositado confiança em mim?

Bom, dormimos em quartos separados, claro, todas as precauções para que não se sentisse incomodada.

Como tinha deixado umas cadeiras para Setembro, não pude acompanhá-la em todos passeios por Lisboa. Ela tinha o gosto de andar descalça. Visitando Alfama, espetou um caco num pé e chegou-me a casa com o pé entrapado, relatando a bondade dos homens portugueses: quatro ou cinco tinham-na levado ao colo, solícitos e preocupados, até ao posto de primeiros socorros mais próximo.

Tanta ingenuidade comoveu-me e decidi pôr de lado qualquer tentativa.

Mas a carne é fraca.

Nessa noite, comemos bem ( eu gosto muito de cozinhar desde miúdo ), bebemos melhor ... e avancei. Às duas da manhã, sobre o mapa aberto, propus-lhe irmos ver o nascer do Sol ... a Cascais.

Ainda virou o mapa ao contrário ... depois desatámo-nos a rir às gargalhadas ... e ficou tudo tão fácil como entre dois velhos amigos que se querem dar prazer.

Zé Ribeiro.

Anónimo disse...

Eu não gosto nada de fazer "psicologia nacional": vai frontalmente contra os meus princípios que cada homem é um caso.

Mas, às vezes, não resisto: encanta-me nos holandeses, quando se lhes conta uma anedota brejeira, vê-los a pensar, a pensar; e, depois, um sorriso de contentamento quando descobrem o sentido; seguido das gargalhadas incontroladas; e, no fim, um ar ao mesmo tempo cúmplice e pesaroso.

Mas tudo isto em câmara lenta, muito lenta - é tão giro!

Zé Ribeiro.

Manuel disse...

Presente!
Abraço

Anónimo disse...

Se, tendo concluido que p=0, não queres esqucê-LO, te manténs preocupado com ELE e queres ajudá-LO, é talvez porque queres continuar a amá-LO, embora de outra maneira ... ele há tantas formas de amar!

Mas talvez não seja possível: há circunstâncias em que certas pessoas não só não conseguem dar, como também não conseguem receber.

Mas isto leva-nos de novo à questão de o que caracteriza o homem: querer amar ou querer ser amado.

Tu disseste que DEVIA ser querer amar, mas que na práctica não é assim. Sim, claro, estás certo - mas há um ponto essencial que passa ao lado da tua observação.

O que todos procuramos na vida é o nosso bocadinho de felicidade, ou, numa visão mais realista, aliviar a carga do sofrimento.

Zarpar para a vida a conjugar o verbo amar na voz passiva, na esperança de sermos felizes, é uma ilusão.

Passarmos os aninhos que aqui estamos a reforçar o nosso "eu" separativo, distinto dos outros "eus", só pode aumentar o nosso sofrimento.

O altruísmo NÃO é um luxo de pessoas felizes - É uma necessidade de pessoas infelizes, ansiosas por aliviarem os seus sofrimentos.

Preocuparmo-nos com a felicidade dos outros não é "lirismo" - é uma disciplina, uma ginástica comportamental e moral, que nos liberta do sofrimento.

E isto vale para muita coisa, muita, mesmo coisas que os moralistas de serviço taxam de imorais.

Não há talvez uma acção de um homem em que não possas praticar esta ginástica.

Considera, por exemplo, o eros - o amor que se impõe ao homem, como diz o Bentinho na encíclica; o "pure rush of lust".

Suponhamos dois homens na cama; sem qualquer relação emocional entre eles; puro sexo. Todos os ingredientes reunidos para a mais vigorosa condenação por parte dos moralistas, que catalogaram todas as possiveis situações e que com a certeza certa, que só a crença num Deus transcendente e pessoal pode dar, sabem o que é amor e o que não é!

E contudo ... e contudo também neste quadro ( abominável! ) o amor pode abrir o seu caminho.

Se, em tal situação, um tipo se preocupa exclusivamente consigo e corre para o seu prazer - pouco se gozará.

Mas, se se esquece de si, se aplicadamente excita o parceiro até ao limiar do gozo e cuidadosamente o obriga a recuar; se repete esta manobra, e repete, e repete, até que tensão atinja níveis incomportáveis; e se, então, mas só então, num coup de grâce, lhe permite vir-se, haverá não só prazer - mas prazer misturado com alívio, que é um prazer centuplicado.

Esquecer-se de si, preocupar-se com o outro, entregar-se ao outro, fazer do gozo do outro condição necessária do nosso próprio gozo - são todas manifestações de amor.

Não são as circunstâncias que permitem ou não o amor. Num campo de refugiados, ou numa cama; se numa cama, com pessoas de sexos diferentes ou do mesmo sexo; se de sexos diferentes, tendo ou não no horizonte a procriação - o que caracteriza o amor é a nossa disponibilidade para os outros, a oferta da nossa pessoa aos outros.

Desculpa-me a insistência no tema e a longura do comentário. E, por favor, não te escandalizes.

Um abraço,
Zé Ribeiro.

Anónimo disse...

/me, sei que infelizmente, nada posso fazer por ti. Por isso, um grande beijinho.
Miles Away

Anónimo disse...

Só um comentário ao Zé Ribeiro, desculpa mas não percebi a tua fórmula! Só a parte heurística! Então o teu f é uma função do tempo, isso deve querer dizer que p é também uma função do tempo. Isso implica que à medida que t aumenta, p tende para zero segundo a tua estimativa. Mas um acontecimento de probabilidade zero não é impossível!

Anónimo disse...

Não, não. A variável t em f ( t ) é aparente: está lá como podia estar qualquer outra letra ( ou simbolo ).

Claro: um acontecimento ter probabilidade nula não significa que seja O acontecimento impossível.

( Ao contrário do que sustentam os ignorantes teimosos que fizeram os exames nacionais do 12º em 2005. Só nesta terra é que isto é possível - sem serem imdiatamente varridos par o lugar deles: la poubelle. )

Mas, "interpretando" uma probabilidade como o limite, quando o número de provas tende para o infinito, de uma frequência relativa, na practica podes assumi-lo quase, quase, quase impossível ( no sentido do senso comum: não ocorre. )

( E, no sentido técnico da Teoria da Probabilidade, quase nunca ocorre. )

Zé Ribeiro.

Anónimo disse...

*Enoch's feeling a headache coming........*

/me disse...

Tenho ali aspirinas, se precisares! :)

Anónimo disse...

Zé Ribeiro,

tens toda a razão, mas parece que em relação aos teus amigos d e d' são inversamente proporcionais de forma que há "gato" aqui. Tens um blog??? Gostei da discussão.

Anónimo disse...

Desculpa, Enoch, prometo não tornar.
ZR.

Anónimo disse...

Caro Anónimo:

1) Se fossem inversamente porporcionais, existiria K positivo tal que dxd' = K. Com d' a tender para zero, isto implicaria d a tender para infinito. Ora sabemos que d é inferior ou igual a M, pelo que não pode tender para infinito. Logo, não são inversamente proporcionais.

Julgo que utilizaste "inversamente proporcionais" no sentido corrente, qualquer coisa como "um é grande, o outro pequeno". Mas no sentido matemático preciso significa, como disse, que existe K constante tal que dxd' = K.

( Desculpa, Enoch, mas foi em resposta. )

2) Não, não tenho blog: tal como o Enoch, julgo que não tenho nada suficientemente interessante para dizer. O que ainda possa ter alguma utilidade cabe à vontade em comentários de blogs já existentes.

Zé Ribeiro.

Anónimo disse...

Zé Ribeiro,

para evitar fórmulas e pedidos de desculpas ao Enoch, só um "tens razão" no post anterior. Agarrei-me mais ao conceito do que à abstracção simbólica. De qualquer forma tenho pressa, preciso de majorar uma série (um somatório de derivadas parciais ao longo de uma órbita periódica)...

Para descarregar o anónimo, comecemos assim,

AR

Anónimo disse...

Caro Anónimo/AR:

Eu trabalho, de facto, em coisas que envolvem equações às derivadas parciais e soluções periódicas / órbitas fechadas, pelo que me "cheira" que ( ao menos vagamente ) me conheces.

Confirmo-te que me chamo Zé Ribeiro e que trabalho onde deduzirás pelo meu endereço e-mail, que acrescento no fim.

Não tenho nada a esconder de quem quer que seja sobre a minha vida ( exceptuando o que me impõem deveres de reserva sobre as identidades de pessoas com quem me cruzei ), pelo que te podes sentir à vontade desse ponto de vista.

Com ( desjada ) amizade
Zé Ribeiro
jribeiro@uevora.pt