7.2.06

NOS OSSOS QVE AQVI ESTAMOS PELOS VOSSOS ESPERAMOS



A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada junto à Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por um monge que, dentro do espírito barroco da altura, pretendeu transmitir a mensagem da transitoridade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. A capela é formada por 3 naves de 18,70m de comprimento e 11m de largura, entrando a luz por três pequenas frestas do lado esquerdo. As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitectura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas. Foi calculado à volta de 5000 o número de ossadas de cerca de 5000 religiosos, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas, da sua ordem religiosa.

Fonte: wikipedia.

2 comentários:

Miguel disse...

Pois é, primeiro alta velocidade depois precaridade da vida. Nao nos devia isto fazer pensar e reordenar as prioridades?

LusoBoy disse...

Eu já estive aí em visita de estudo. É estranho e diferente mas gostei. Também já estive na que existe aqui no Porto mas é muito diferente. Tem um forte cheiro a mortos segundo os meus colegas (eu estava constipado, não sentia nada).