28.2.06

O clima da Terra está a atingir um ponto de viragem

Excertos de uma entrevista a James Hansen, no Expresso.

- A temperatura da Terra, com o rápido aquecimento global dos últimos 30 anos, está agora a passar pelo nível de temperatura mais elevado do Holocénico, o período de clima relativamente estável que existe há mais de 10 mil anos.

- A atitude de alheamento perante as emissões de CO2 produzidas pelos combustíveis fósseis, que na última década aumentaram 2 por cento ao ano, será responsável por um aquecimento adicional de 2 a 3 graus Celsius neste século. Tão drástico aumento implicará mudanças que praticamente darão origem a um planeta diferente.

- O clima da Terra está quase a atingir, mas ainda não ultrapassou, um ponto de viragem além do qual será impossível evitar alterações climáticas de longo alcance e de consequências indesejáveis. Estas alterações compreendem não apenas a perda do Árctico como nós o conhecemos, com tudo o que isso implica para a vida selvagem e para as populações indígenas, mas também prejuízos em muito maior escala devido à subida do nível dos mares em todo mundo.

- O nível do mar subirá primeiro lentamente, [... processo que acabará] aumentando o nível do mar em 25 metros.

- Este cenário sombrio provocado pelo alheamento perante as alterações climáticas pode ser evitado se o aumento das emissões de gás estufa for reduzido no primeiro quartel deste século. Estas acções têm de ser imediatas.

- Nos Estados Unidos, apesar do número de veículos na estrada aumentar todos os anos, é possível sair da via das emissões crescentes aceitando nem que seja as recomendações moderadas que propõem um faseamento das melhorias de eficiência, que atingiriam cerca de 30 por cento até 2030. Isto seria baseado na tecnologia disponível, o que dá aos fabricantes de veículos muito tempo para se prepararem.

- O benefício acumulado em 35 anos com apenas esta acção moderada, mesmo sem a adição de veículos de motor a hidrogénio, é uma poupança de petróleo igual a mais de sete vezes a quantidade de petróleo que o U.S. Geological Survey calcula existir no Alaska National Wildlife Refuge.

- Quanto aos aspectos técnicos, fazer parar a subida da temperatura global para menos um grau Celsius está inteiramente ao nosso alcance. Tudo depende agora de um público informado que reforce a vontade política dos dirigentes deste planeta em aquecimento.

1 comentário:

Mr Fights disse...

A verdade é que a Terra está em constante mutação. O aquecimento global é apesar de tudo um processo parcialmente natural que segundo algumas teorias acontece sempre antes de uma era glaciar. Aliás há outras indicações de que os plos magnéticos da terra também se estão a aproximar e vão a certo ponto anular-se havendo um período antes do novo afastamento em que a terra deixará de contar com a sua maior defesa natural e estará sujeita às agressões do espaço.
Mas penso que o fundamental desta entrevista é que no meio de todas as inevitabilidades há algo que podemos fazer para atenuar o aquecimento global e estamos a fazer precisamente o contrário. Quando o protocolo de quioto é boicotado pelo maior poluidor mundial torna-se dificil exigir aos restantes que o cumpram. Talvez se acorde demasiado tarde. Eu espero que não.