5.1.06

Amai-vos uns aos outros

Amai-vos uns aos outros.

Quando as palavras são repetidas até à exaustão, parece que perdem o significado. Hoje não choca, nem aquece nem arrefece ouvir "amai-vos uns aos outros". Porém, será difícil imaginar palavras mais revolucionárias.

Não sou historiador nem conheço em pormenor os tempos em que viveu Cristo. Porém, quando me tento situar no Israel daqueles tempos ou na Roma daqueles tempos, imagino que essas palavras seriam um choque. Amai-vos uns aos outros. Imaginem um soldado romano. Um senador romano. Um cidadão, um escravo. Imaginem um sacerdote judeu. Um fariseu. Um pescador. Haveria espaço para amar os outros desinteressadamente? É certo que havia quem o fizesse, mas imagino que a maioria da população veria isso como fraqueza. Olho no olho, dentes nos dentes. Os meus interesses primeiro. Dar desinteressadamente é que não.

Talvez os historiadores me contrariem. Pouco importa. Ainda hoje esta é uma mensagem revolucionária. Constato que muita gente não está pronta para a receber. Não sabem dar a outra face, e entendem que quem o faz é fraco. Respondem ao amor com violência. Acham legítimas a raiva e a vingança. Mesmo do mais devoto católico se pode ouvir "haviam de lhe fazer a ele o que ele fez aos outros".

Amai-vos uns aos outros.

3 comentários:

Miguel disse...

Certo. Certíssimo!

Anónimo disse...

Sim, também sou da opinião que a maioria de nós não está preparada para esta mensagem. É curioso porque a grande maioria de nós até recebeu uma educação que engloba valores importantes, do género respeitar a diferença, evitar sentimentos negativos como o ódio, o rancor ou a inveja, não invadir a privacidade dos outros, enfim, todos aprendemos um conjunto de normas que em teoria fariam de nós pessoas melhores e cívicas, mas depois, como que por magia, quando somos adultos esquecemos tudo! Mas lá está, isto continua a ser o que ensinamos aos nossos filhos, mas é curioso como nos contradizemos...

Enoch

/me disse...

Pois... Parece que os filhos aprendem mais pelo exemplo que pelas palavras... Sacanas dos miúdos... ;)