25.4.06

Paixão, Amor e Sexo


Hoje li de uma assentada o livro Paixão, Amor e Sexo, de Francisco Allen Gomes.

Transcrevo uma descrição:

Um sério contributo para comprender melhor a sexualidade e para uma tomada de consciência da forma como cada um reage, sente e se emociona, nas suas interacções amorosas e sexuais.

Em Paixão, Amor e Sexo, Francisco Allen Gomes, médico psiquiatra, debruça-se sobre a química dos grandes vínculos afectivos, as origens e continuidade do amor, o erotismo, o desajustamento sexual e as causas do sofrimento emocional, mostrando que as desordens da paixão são bem mais perturbadoras do que muitas das disfunções sexuais. Francisco Allen Gomes aborda, de forma sintética mas rigorosa, as questões mais prementes da sexualidade humana, numa obra que reflecte a sua vasta experiência clínica e o conhecimento da investigação científica mais recente. Um sério contributo para comprender melhor a sexualidade e para uma tomada de consciência da forma como cada um reage, sente e se emociona, nas suas interacções amorosas e sexuais. Um livro indispensável.

No livro, pode-se ler uma análise lúcida, clara, profunda e serena (não poupo nos adjectivos, porque gostei muito) sobre o amor, no sentido lato, e o sexo. Recomendo.

11 comentários:

dcg disse...

And I think he's back...
;)

Manuel disse...

Olá.
Bem aparecido! Que tal de férias?
Vejo que aproveitaste o tempo de forma positiva...
Abraço

Anónimo disse...

Caem-me pingos de baba no teclado ante a perspectiva da leitura.

Quem sabe? - Talvez aprenda alguma coisa ...

"Aprender, aprender sempre" ( Lénine - leitor aplicado de livros desta temática ).

( Bom regresso à Nederlândia. )

'braços,
ZR.

Anónimo disse...

A propósito de amor, repara nesta frase do Eugénio de Andrade:

Poupar o coração
é permitir à morte
coroar-se de alegria.

Não pude evitar lembrar-me de ti. :)

Petonets!

Enoch

Anónimo disse...

boa! estás de volta!
;)

Mr Fights disse...

quando conseguir acabar os 4 livros que tenho aqui à espera vou ler!

Mikael disse...

Welcome back!
Ainda no outro dia estive a falar exaustivamente sobre esse livro. Ele adorou-o eu olho para ele com algum cepticismo. Para tirar as teimas ele ficou de mo emprestar. (Não negue à partida uma ciência que desconhece).
Depois digo-te o que achei.
Abraço e benvindo (de novo) à Blogosfera.

Joanissima disse...

Não sou particularmente fã do discurso de Allen Gomes (tecnicamente acho-o muito descontextualizado) mas se é uma ávida recomendação tua, acho que vou aproveitar a feira do Livro para o comprar...

Obrigada pela dica.
Um grande beijo.

/me disse...

Obrigado a todos!

Luísa, é a primeira vez que leio algo sobre esta temática, por isso tens de dar um desconto ao meu entusiasmo. :)
Se calhar, dou valor a uma série de trivialidades a que tu não ligarias, se tens lido sobre a matéria.

Se leres o livro, por favor depois diz se gostaste!
Beijo!

Joanissima disse...

Tenho lido umas coisas, sim, mas nada de muito aprofundado. No universo dos livros de contos (que adoro) gosto especialmente de Julio Machado Vaz. O discurso é muito agradável e aborda temas muito importantes...
Olhos nos Olhos... Aconselho... : )

Um grande beijo.

Anónimo disse...

isso aprende-se por manual? eu não sabia!