21.12.05

Sinterklaas



Sinterklaas é o Pai Natal, versão holandesa. Ou o Pai Natal a versão americana do Sinterklaas, não me meto nessas discussões. Vem da Espanha (curioso), acompanhado de Zwarte Piet's - literalmente Pedros Pretos - que são negros muito muito escuros que vêm de outro lado qualquer. Estes eram supostos ser os escravos ajudantes do Sinterklaas, mas o politicamente correcto foi corrigindo esta e outras pontas soltas, como os castigos corporais aplicados aos meninos maus por esta figura Natalícia.

Tradicionalmente, nas semanas antes da chegada do Sinterklaas e na noite de 5 de Dezembro, antes de irem para a cama, as crianças colocam os seus sapatos perto da chaminé da casa, com uma cenoura ou feno dentro deles, para o cavalo do Sinterklaas. Para além disto, cantam alguma canção de Sinterklaas. No dia seguinte, encontram algum doce na forma de chocolate ou outra nos seus sapatos no dia seguinte, supostamente atirados chaminé abaixo por um Zwarte Piet ou até (honra das honras) pelo próprio Sinterklaas. Porém, com o advento do aquecimento central, muitas crianças deixam os seus sapatos ao pé de radiadores ou até ao pé da porta da casa.*

Vou guardar para mim o que penso de colocar chocolates dentro de sapatos, tudo isso é de somenos, cada um com a sua tradição. A reter é o facto de muitos holandeses trocarem os presentes de Natal no dia 6 de Dezembro de manhã.

Este ano, nesse dia, ao chegar ao gabinete e à falta de melhor, disse "Merry Sinterklaas" ao meu colega. Ele retribuiu e perguntou o que é que eu tinha recebido esse Sinterklaas. A minha resposta:

- A breakup.

Tinha acabado com ele no dia anterior. Twisted.


* Parágrafo adaptado e traduzido do original aqui.

Sem comentários: